Vejo no consultório que muitas pessoas deixam de comer arroz e feijão pelo fato de achar que engorda...
Segundo o IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) entre 2003 e 2009, o brasileiro comprou arroz e feijão e mais refrigerante e cerveja.Houve uma redução nas quantidades adquiridas de arroz e feijão, composição tradicional da mesa do brasileiro. A média per capita de arroz polido foi de 24,6 kg 2002-2003 para 14,6 kg em 2008-2009 (queda de 40,5%). A média de feijão passou de 12,4 kg para 9,1 kg (redução de 26,4%).
Por outro lado a obesidade vem crescendo a cada dia...isso é visível!!!
E o motivo é claro: se uma pessoa não se alimenta da forma correta com todos nutrientes de que o corpo necessita ficará com fome e irá comer outros alimentos que engordam...porque com fome ninguém fica!!
Aí aparecem as inofensivas bolachinhas..bolos..suquinhos...docinhos...
Arroz e feijão têm carboidratos complexos, que levam mais tempo para ser digeridos e, portanto, liberam energia aos poucos, dando maior sensação de saciedade. E, como se fosse pouco, são muito mais difíceis de ser transformados em gordura corporal do que os carboidratos simples, como os doces, o leite e as frutas. Se os grãos forem integrais, tanto melhor. O corpo gasta mais calorias para digeri-los. Ou seja, você se livra de parte das calorias facilmente. Quem está controlando o peso não precisa de nenhum outro representante desse grupo de nutriente para ficar bem alimentado.
Os aminoácidos que faltam no feijão, o arroz fornece e vice-versa. A química funciona assim: a lisina do feijão se liga à metionina do arroz, formando uma proteína de alto valor biológico, assim chamada quando contém todos os aminoácidos essenciais em quantidades e proporções ideais para o bom funcionamento do organismo.Essa gama de aminoácidos importantes não se completa caso o feijão e o arroz sejam consumidos isoladamente.
Diferentemente do arroz branco (ou polido), o tipo integral tem preservada a película que envolve o grão. Assim, concentra micronutrientes, como vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio, ferro, potássio e zinco.O feijão é rico em fibras e juntos controlam o índice glicêmico.
Agora o que não pode é colocar bacon,linguiça,temperos prontos,excesso de sal e óleo nas preparações!!!
Para tornar a combinação ainda mais saudável e atraente podemos incluir no preparo ervas e especiarias, como tomilho, sálvia, alecrim, cúrcuma, alho, cebola.
Lembre-se de completar essa refeição com uma proteína e uma quantidade caprichada de folhas verdes escuras e alguns legumes!!!
Prato tipicamente brasileiro!!Que delícia...nutrientes do bem..a favor da nossa saúde!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário