Páginas

sábado, 2 de março de 2013

LEITE PREVINE OSTEOPOROSE???

A indústria de laticínios gostaria que nós acreditássemos que o leite fortalece os ossos. Eles gastam centenas de milhões de dólares por ano para fazer propaganda de leite e queijo. No entanto, um estudo que durou 12 anos, feito pela universidade de Harvard e que contou com 78.000 mulheres, demonstrou que aquelas que beberam mais leite tiveram mais fraturas ósseas do que as mulheres que raramente bebiam leite.
Exemplos vindos de todo o mundo mostram que em países onde a ingestão de laticínios é mais alta, a osteoporose é mais comum. Onde laticínios raramente são consumidos, os ossos permanecem fortes até a velhice. Embora certamente não precisemos de leite, precisamos de cálcio para manter os ossos saudáveis. A boa notícia é que uma infinidade de alimentos vegetarianos, incluindo feijão, verduras, frutas secas, nozes, sementes e suco ou leite de soja fortificados, podem fornecer cálcio suficiente.
Quanto é suficiente?
A Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de 1.000 miligramas de cálcio todos os dias, enquanto que a dose diária recomendada na América do Norte e nos países desenvolvidos, onde as pessoas comem proteína com alto teor de sal é de 1000 a 1300 miligramas por dia.
Aqui está uma lista com alguns dos alimentos que contém mais cálcio:
Couve 1 xícara (cozida): 385 mg
Suco de laranja fortificado (1 copo): 350 mg
Figos secos (10 média): 269 mg
Tofu (1/2 xícara): 258 mg
Feijão branco cozido (1 xícara): 161 mg
Mostarda (1 xícara – cozida): 150 mg
Kale (1 xícara cozida): 94 mg
Grão de bico (1 xícara – cozido): 80 mg
Passas (2/3 de xícara): 80 mg


Em cada 100g destes alimentos, você encontra:
Leite de vaca: 123mg
Rúcula crua: 117mg
Brócolis cru: 86mg
Coentro cru: 784mg
Couve crua: 131mg
Couve refogada: 177mg
Da Revista VegNews


Muitas verduras e legumes de cor verde-escura são riquíssimos em Cálcio, e com uma vantagem muito importante: se você optar por ingerir Cálcio de fontes vegetais, vai ficar livre de toda a gordura saturada presente nos alimentos de origem animal.Sem contar com os antibióticos e hormônios do leite de vaca.Além disso aumentam muito a produção de insulina pelo pâncreas, que pode causar resistência à insulina.
Outra coisa importante: o cálcio é apenas um dos nutrientes importantes para a boa formação mineral óssea e para prevenção de problemas ósseos: boro, silício, manganês e magnésio não podem faltar.


Além disso, à longo prazo, o excesso de consumo de proteína animal e de alimentos que acidifiquem o sangue, como os próprios laticínios, provocam perda de cálcio pela urina. Estudos mostram que países como China e Japão, onde se registra baixo consumo de laticínios e de cálcio, a incidência de fraturas é bem menor que na Europa e nos EUA, onde a ingestão de cálcio e laticínios é muito alta.
Por isso, o equilíbrio em tudo na dieta é fundamental, e um Nutricionista pode lhe orientar quanto ao consumo de leite e seus derivados, se realmente você pode consumi-lo, caso você não tenha problemas adversos com o consumo, que será investigado detalhadamente pelo profissional.
Não sou a favor de radicalismos...por isso cada indivíduo é único..cada conduta alimentar deve ser exclusiva!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário