Páginas

sexta-feira, 8 de março de 2013

DIET E LIGHT SÃO AMIGOS DA DIETA???


Os alimentos diet são aqueles isentos de certos nutrientes encontrados nos produtos convencionais, como: açúcar, sódio, gordura, glúten, e são elaborados para pessoas com exigências específicas, como os diabéticos, hipertensos, celíacos. Por isso, é preciso estar atento ao rótulo, e checar qual substância foi retirada ou substituída na fórmula.Só deve ser utilizado em casos especiais com recomendação do nutricionista.
No caso dos adoçantes, o corpo não reconhece adoçantes, e os considera toxinas,potentes indutotes de inflamação.
Consumo regular de refrigerante diet (zero) leva a perda da função renal.O mesmo vale para maior prevalência de obesidade,aumento do apetite.
Há aquelas famosas “armadilhas”, como o que acontece com o chocolate diet. Na indústria, ocorre a retirada do açúcar, mas aumenta-se a quantidade de gordura para dar a consistência ao produto, e com isso, aumentam-se também calorias! Neste caso, o produto diet é isento de açúcares, porém apresenta maior teor de calorias e gorduras que o original. Diet não é indicado para perda de peso, mas para dietas restritas em açúcar.
Então investir em produtos diet achando que vai emagrecer é cilada...o efeito pode ser ao contrário e até engordar!!!
Alimento light apresenta uma redução de, no mínimo, 25% do valor energético total  ou de algum nutriente presente no produto convencional.
Ao contrário dos alimentos diet, os produtos light não foram desenvolvidos para atender às necessidades nutricionais de determinado grupo.O que considero ruim nesses produtos é que muitas vezes os fabricantes retiram gorduras e junto vão com elas as vitaminas lipossolúveis,importantíssimas ao organismo.É só pensar no leite desnatado..o que tem de bom naquela "água sujinha "??rs
Alguns produtos light têm em sua composição gordura vegetal.É sempre importante lembrar que a hidrogenação da gordura induz o paciente a problemas cardiovasculares,câncer,inflamações articulares.
Além disso encontramos também adoçantes e inúmeros corantes nesses alimentos!!
O zero é o termo mais novo entre os três. Ele indica que o alimento apresenta restrição ou isenção de algum nutriente em comparação com a versão tradicional. Se a isenção for de açúcares, o produto ainda deve apresentar valor calórico reduzido. Um caso de alimento zero são os refrigerantes, que são isentos de açúcar e possuem muito menos calorias em comparação ao produto original.
Sempre falo aos meus pacientes: temos que mudar o foco...ver o que os alimentos têm em sua composição e não o que eles não têm.Importar-se com o que estamos colocando para dentro do nosso organismo!!!Calorias são de menos dentro dessa visão.
Fique sempre atento ao rótulo, e não se deixe enganar!!
Consulte sempre uma nutricionista e organize com saúde sua alimentação!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário