Páginas

sábado, 23 de março de 2013

STRESS ENGORDA!!!


Quando estamos passando por um período  de stress crônico, nosso corpo aumenta a produção de um hormônio chamado Cortisol. Este hormônio tem a função de nos preparar a superar momentos difíceis.

Porém, quando liberado em nosso corpo de forma crônica, durante meses ou até mesmo anos, em concentrações maiores que a normal, esse hormônio nos traz prejuízos muito grandes.

O estresse no corpo humano, seja ele físico ou emocional, aumenta o estoque de gordura devido a um mecanismo de defesa que ajuda o homem a “sobreviver” mesmo em condições adversas, como aumento da liberação desse hormônio.  Quimicamente, essa fase envolve a produção de vários hormônios, levando a uma reação em cadeia na qual algumas células e hormônios ligados ao cérebro envolvendo o Hipotálamo, Hipófise e Supra Renal, informam aos receptores das células de gordura a aceitarem maior quantidade de gordura, aumentando o seu estoque adiposo.
E muito mais do que um simples estoque de gordura,o tecido adiposo é considerado um órgão secretório ativo, que formam substancias que respondem a sinais que modulam o apetite, o gasto energético, a sensibilidade à insulina, o sistema endócrino, o sistema reprodutor, o metabolismo ósseo e a imunidade. Sim: produz substâncias inflamatórias, piorando todo o quadro, um ciclo vicioso, mais inflamação, mais gordura, mais gordura, mais inflamação.
Consequências do stress no organismo:
1. Metabolismo  – O stress estimula a produção do cortisol a qual abranda o metabolismo.  
2. Glicemia e Insulina  – O stress causa a desequilíbrio dos níveis de insulina e açúcar. Quando a insulina está alta e o açúcar baixo nós procuramos comida – particularmente as salgadas e doces.

3. Ânsias de quebrar as regras – O nosso desejo de comer alimentos-lixo está diretamente ligado aos níveis hormonais e ao stress. Quando o stress aperta as pessoas não correm à procura de legumes e frutos e sim de doces ou salgados com gorduras.
4. Deposição de gordura na barriga e coxas  – Quando estamos stressados, comemos alimentos-lixo que se acumulam na cintura/abdome e coxas abrindo caminho para doença cardíaca, AVC e diabetes.

Como evitar que o stress nos engorde:
1. Não se isoleAproxime-se dos amigos, familiares, ou outras pessoas que lhe possam dar recomendações positivas ou que sejam exemplos positivos.
2. Afaste-se de pessoas críticas ou de atitude negativa. O pessimismo é sempre negativo.
3. ExercícioAtividade física faz bem para o organismo todo.
4. Relaxe. Ouça boas músicas,leia livros,tenha um momento de sossego no dia.
5. Um sono profundo é chave para  se sentir melhor e perder peso. Durante o sono, são produzidas hormônios que nos renovam e fortalecem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário