Muitas pessoas acreditam que a gelatina é um alimento super saudável!
Consumida por crianças,gestantes,idosos e até em hospitais por achar que ela é indispensável à saúde.
A verdade é que a gelatina é um alimento com pouco valor nutritivo, muito açúcar e corantes.
Em relação a pele a gelatina não é uma boa fonte de colágeno, contendo menos de 1 grama da proteína por caixinha.Estudos sugerem que seriam necessários 10 g diários para haver benefícios.
Outro aspecto é a quantidade de açúcar presente.A média nas versões tradicionais é de 7,9 g por porção, que equivale a um copo, ou 120 g, de gelatina pronta. O valor ultrapassa até a quantidade que adultos devem consumir: no máximo 7,5 g em um lanche. Para crianças de um a três anos, o valor é de 3,9 g de açúcar.
E a diet?A gelatina nessa versão tem adição de adoçantes,como ciclamato de sódio,aspartame,sacarina que só devem ser consumidos com orientação.
No caso da criança, é fácil atingir a dose máxima recomendada de adoçante para o dia. Por isso, a não ser que ela seja diabética ou tenha acompanhamento de um especialista, não deve ingerir.
Gestantes também devem consumir com orientação as versões diet.
Outra questão que considero preocupante: todas as gelatinas tem o corante artificial amarelo crepúsculo, que vem sendo relacionado à propensão à hiperatividade infantil e distúrbios de comportamento. No Reino Unido, a substância é proibida.
Além do amarelo as gelatinas possuem o corante vermelho 40,azul brilhante e vermelho bordeaux.Esses corantes já estão proibidos em vários países da Europa.
As crianças são as mais vulneráveis aos corantes.O consumo excessivo pode debilitar o sistema imune, favorecendo doenças como gripes,irritações de pele,problemas respiratórios,enxaquecas,falta de concentração,hiperatividade.
Uma dica saudável é utilizar gelatina incolor diluída em sucos de frutas naturais!!
E como sobremesa dê sempre preferência as frutas com seu poder antioxidante altíssimo carregadas de vitaminas e minerais!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário