Páginas

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Tamanho é documento???

Olá pessoal! Sou Dra Rosana Romeiro e vim colaborar no blog da amiga e nutricionista Juliana Ebram falando de um assunto muito freqüente nas consultas: a obesidade! Porém vim falar um pouco além do que se vê ao se olhar pra balança.


Sabemos que nosso corpo é constituído por tecidos (principalmente músculos) chamados “massa magra” e pelo tecido adiposo ou “massa gorda” e este sim é nosso verdadeiro vilão!! A gordura tem suas funções no nosso organismo, entre as quais servir como reserva de nutrientes (importante na “época das cavernas” quando o homem não tinha moradia fixa e poderia passar longos períodos sem se alimentar), além de isolante térmico ( já que havia pouca roupa).

 
Hoje em dia porém, devido ao excesso na oferta de alimentos e ao sedentarismo, o aumento da obesidade tem se tornado alarmante, e o que me preocupa é que o foco tem sido apenas a balança e não a composição corporal.

Olhando bem de perto, microscopicamente, veremos que a célula de gordura, funciona como um grande depósito, ou seja, é praticamente inerte, produz pouco gasto de energia e por isso colabora pouco no gasto metabólico final, assim se temos muita gordura, queimamos pouco ( baixo gasto metabólico) e formamos gordura mais facilmente!!!


E o que faz aumentar a queima??? O que aumenta o metabolismo? A resposta é o aumento de massa magra!!!!     
Sim, esta estrutura complexa levará a maior queima energética daquilo que comemos!!! Então temos que tentar substituir a massa “gorda” pela massa “magra”! Porém vejo grande desapontamento quando as pessoas que acompanham seu peso, não vêem o ponteiro da balança baixando e por isso vim falar da importância que deve ser dada ao “tamanho”. A quantidade de medida perdida, ao volume que foi reduzido e com ele reduzido tantos fatores que fazem mal a nossa saúde e colaboram para aumento de risco de infarto, AVCs, tromboses, etc...

Veja que a importância deve sair do peso em si e passar a ser ao que é que constitue  esse peso!!! Nem sempre o IMC que leva em conta apenas peso e altura é a melhor maneira de estimar se você está saudável!!!!

Vejam: mesmo peso e mesma altura!!! Perceberam a diferença?


Mesmo IMC e nem há dúvidas de quem é o mais saudável não é? Vocês chamariam o segundo de obeso?

Lembre-se sempre que se você não mudou o peso (na balança) mas reduziu seu “tamanho”, seu “volume”, ou suas medidas, sim você EMAGRECEU!!!! Perdeu gordura e ficou mais saudável!!!








Um comentário:

  1. Muito legal a matéria Dra Rosana ,estou na luta e tendo resultados.Também sendo tratada e orientada por duas profissionais pra lá de competentes fica difícil não ter resultado.Muito obrigada ás duas .
    um abraço Marina.

    ResponderExcluir