Páginas

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Tamanho é documento???

Olá pessoal! Sou Dra Rosana Romeiro e vim colaborar no blog da amiga e nutricionista Juliana Ebram falando de um assunto muito freqüente nas consultas: a obesidade! Porém vim falar um pouco além do que se vê ao se olhar pra balança.


Sabemos que nosso corpo é constituído por tecidos (principalmente músculos) chamados “massa magra” e pelo tecido adiposo ou “massa gorda” e este sim é nosso verdadeiro vilão!! A gordura tem suas funções no nosso organismo, entre as quais servir como reserva de nutrientes (importante na “época das cavernas” quando o homem não tinha moradia fixa e poderia passar longos períodos sem se alimentar), além de isolante térmico ( já que havia pouca roupa).

 
Hoje em dia porém, devido ao excesso na oferta de alimentos e ao sedentarismo, o aumento da obesidade tem se tornado alarmante, e o que me preocupa é que o foco tem sido apenas a balança e não a composição corporal.

Olhando bem de perto, microscopicamente, veremos que a célula de gordura, funciona como um grande depósito, ou seja, é praticamente inerte, produz pouco gasto de energia e por isso colabora pouco no gasto metabólico final, assim se temos muita gordura, queimamos pouco ( baixo gasto metabólico) e formamos gordura mais facilmente!!!


E o que faz aumentar a queima??? O que aumenta o metabolismo? A resposta é o aumento de massa magra!!!!     
Sim, esta estrutura complexa levará a maior queima energética daquilo que comemos!!! Então temos que tentar substituir a massa “gorda” pela massa “magra”! Porém vejo grande desapontamento quando as pessoas que acompanham seu peso, não vêem o ponteiro da balança baixando e por isso vim falar da importância que deve ser dada ao “tamanho”. A quantidade de medida perdida, ao volume que foi reduzido e com ele reduzido tantos fatores que fazem mal a nossa saúde e colaboram para aumento de risco de infarto, AVCs, tromboses, etc...

Veja que a importância deve sair do peso em si e passar a ser ao que é que constitue  esse peso!!! Nem sempre o IMC que leva em conta apenas peso e altura é a melhor maneira de estimar se você está saudável!!!!

Vejam: mesmo peso e mesma altura!!! Perceberam a diferença?


Mesmo IMC e nem há dúvidas de quem é o mais saudável não é? Vocês chamariam o segundo de obeso?

Lembre-se sempre que se você não mudou o peso (na balança) mas reduziu seu “tamanho”, seu “volume”, ou suas medidas, sim você EMAGRECEU!!!! Perdeu gordura e ficou mais saudável!!!








segunda-feira, 24 de junho de 2013

DICAS PARA DIMINUIR O COLESTEROL

Níveis elevados de colesterol estão associados com aterosclerose e doenças coronarianas.Encontrado em todas as células do organismo, é utilizado para a produção de muitas substâncias importantes, incluindo alguns hormônios e ácidos biliares.
Muitos fatores podem contribuir para o aumento do colesterol, como tendências genéticas ou hereditárias, obesidade e atividade física reduzida, porém, um dos fatores mais comuns é a dieta.
 De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os níveis ideais de colesterol no sangue devem ser:

Colesterol Total - abaixo de 200mg/dL de sangue; 
Colesterol (HDL) - acima de 35mg/dL de sangue;
Colesterol (LDL)-abaixo de 130mg/dL de sangue.

 Além de uma alimentação equilibrada, há outras maneiras de evitar o aumento do colesterol e até mesmo diminuí-lo:

1-Fazer exercícios físicos - a atividade física pode ajudá-lo a emagrecer e a diminuir suas tensões. Controlando o peso, fazendo exercício ou praticando esporte, você se sente melhor e diminui o risco de infarto.
2-Não fumar - o cigarro é um fator de risco para doença coronária. Aliado ao colesterol, multiplica os riscos;
3-Evitar o estresse - uma vida com menos estresse também, diminui o risco de infarto. Procure transformar suas atividades diárias em algo que lhe dê satisfação;
4-Fazer uma dieta com baixos níveis de gordura e colesterol - seja rigoroso no controle da alimentação. Lembre-se de que todos os alimentos de origem animal têm colesterol. Portanto, dê preferência a alimentos de origem vegetal: frutas, verduras, legumes e grãos.

Há alimentos que ajudam a reduzir as taxas de colesterol no sangue, assim como também existem os que devem ser evitados.

Alimentos ricos em colesterol:
* Bacon,chantilly,ovas de peixes,biscoitos amanteigados,doces cremosos,peles de aves,camarão,queijos,carnes vermelhas,sorvetes,creme de leite,lagosta,vísceras.
Exclua da alimentação a gordura vegetal ou hidrogenada. ( apesar de ser vegetal, é prejudicial devido ao processo industrial de solidificação a que é submetida: injeção de nitrogênio).Leia os ingredientes dos produtos pois quase todos os industrializados possuem essa gordura ruim.

Para diminuir o seu colesterol total e LDL :
1-Invista em vegetais frescos;aumente a ingestão de vegetais crus (folhas). Eles são compostos por fibras, que ajudam a diminuir a absorção do colesterol e das gorduras. De quebra, melhoram o funcionamento do intestino;
2-As frutas trazem ao organismo vitaminas,minerais e antioxidantes.Capriche na ingestão de 5 a 6 frutas diferentes durante o dia;
3-Aumente o consumo de fibras, incluindo cereais integrais, como o arroz integral e aveia, no cardápio.
4-Coma peixes marinhos pelo menos uma vez por semana. Eles atuam na fabricação de substâncias que protegem o coração.
5- Sempre que puder utilize azeite. É uma gordura monoinsaturada, que ajuda a manter o nível de colesterol. Mas lembre-se: não adianta usá-lo para frituras, pois seu aquecimento altera sua composição;
6-Inclua 1 porção de oleaginosas no seu dia,como castanhas,nozes,amêndoas.Elas possuem gordura monoinsaturada, o que ajuda a afastar doenças cardíacas;
7-O abacate é muito rico em gorduras insaturadas, proteínas, vitaminas A, B3, B5, B6, C e E. Contém ainda potássio, magnésio, ferro, cobre e zinco, em proporções bem equilibradas,contribuindo para reduzir o colesterol;
8-Beba quantidade adequada de água: 35ml por quilo de peso.
Estas foram algumas dicas para reduzir seu colesterol.
Lembre-se que a dieta deve ser planejada por uma nutricionista,equilibrando a quantidade de ômegas 3,6 e 9 da alimentação e uso de suplementos,se necessário.



sábado, 15 de junho de 2013

GOJI BERRY

As Goji berries são umas bagas vermelhas provenientes do Noroeste da China e do Tibete. São vendidas no seu estado seco, ainda cruas, porque são desidratadas ao sol ou a temperaturas inferiores a 40ºC. 
São saborosíssimas e podem ser comidas diretamente do pacote ou adicionadas a cereais de pequeno-almoço, saladas de frutas, batidos, como se tratasse de qualquer outra fruta seca.
As Goji berries são provavelmente a fruta mais rica em nutrientes que existe no planeta. São uma fonte de proteína completa. Contêm 18 aminoácidos diferentes, entre os quais estão os 8 essenciais ao corpo humano.
Contêm até 21 minerais, entre os quais: zinco, ferro, cobre, cálcio, selénio e fósforo. As Goji berries contêm também vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E. E também polissacarídeos, que fortificam o sistema imunitário, sendo que este é um dos elementos responsáveis pelo seu extraordinário efeito anti-envelhecimento.
Onde encontrar?
Em casas de produtos naturais, e até mesmo aqui na internet.O preço, ainda é bem salgado ( em torno de R$20,00 cada 100g), mas acreditamos que com o tempo, isso melhore um pouco.
Que tal?
Realmente é muito poderosa, e dependendo do que você busca em relação à sua saúde, isso pode ser um ótimo investimento para se ter longevidade com saúde,associado à uma vida equilibrada.
Sozinho nenhum alimento faz milagre!!!