A soja que já foi muito falada tanto na mídia como na nossa alimentação diária, já produz efeitos contrários. O que antes falavam bem, hoje não se fala tão bem assim. As propriedades benéficas da soja ainda podemos encontrar quando ela esta na sua forma fermentada como: o tofu e o missô, ou orgânica.
A soja é um grão muito duro, que para quebra-lo e virar extrato ( o famoso “leite”) é preciso de muita química. E foi isso que as indústrias fizeram. O extrato de soja seja na forma liquida ou em pó, jamais é soja pura.
Infelizmente a soja do nosso país é transgênica, ou seja, seu DNA do grão é modificado, podendo fazer com que estas fiquem resistentes a altas doses de herbicidas.
O processo industrial pode gerar agentes tóxicos, e nitrosaminas, reconhecidos carcinogênicos. Além disso, pode ser produzido MSG, ou ácido glutâmico, com ação tóxica ao cérebro. Adicionalmente os produtos a base de soja podem ter taxas elevadas de alumínio, um dos tóxicos minerais mais comuns presentes no organismo.
Outro fator terrível é a presença do adoçante HFCS (High Frutose Corn Syrup), xarope de milho. Esta substância tem sido apontada como grande responsável pela epidemia de obesidade no mundo moderno e considero realmente uma “praga”, pois está presente, segundo estudos atuais, em mais de 90% dos produtos industrializados americanos!
Então para você que consome a soja sem ser orgânica, fique atento e consumida em excesso pode eventualmente perturbar a saúde, como qualquer outro alimento.
É Ju, tenho lido este ingrediente em alguns rótulos. Ficarei mais atento agora.
ResponderExcluir