Páginas

quarta-feira, 17 de abril de 2013

QUE TAL MONTARMOS MINI-HORTAS DE TEMPEROS EM CASA??

Os temperinhos naturais são excelentes para saúde e contribuem para a diminuição do sal nos preparos dos alimentos,além de conferir sabor inigualável.
Que tal montarmos uma mini-horta em casa mesmo ou em apartamento?
É possível cultivar as ervas em qualquer cantinho do quintal, na varanda, numa sacada, na sala, na cozinha e até na área de serviço! A única exigência é que o local escolhido receba pelo menos de 3 a 4 horas de sol por dia.
E se você tem mais espaço, pode organizar vários kits, aumentando a quantidade de plantas. 
O suporte plástico organiza os vasos, facilita as regas e o transporte dos vasos. O conjunto com 1 suporte e 8 vasos é bem leve e delicado.


A Mini Horta contém:
01 suporte plástico para os vasos
08 vasos plásticos nº1 na cor verde
08 envelopes de sementes (01 manjericão, 01 cebolinha verde, 01 aneto, 01 orégano, 01 manjericão vermelho rubi, 01 coentro português, 01 salsa lisa e 01 salsa crespa)
01 folheto explicativo


Veja como é fácil plantar:

1. Prepare uma mistura (substrato) juntando em partes iguais:

* 1 parte de terra vegetal
* 1 parte de composto orgânico (húmus de minhoca)
* 1 parte de areia
Se preferir, utilize uma mistura pronta, facilmente encontrada no mercado (ex. Biomix)


2. Coloque a mistura de solo em cada vasinho, sem encher demais e sem apertar. Antes de colocar a mistura, se desejar facilitar a drenagem na hora da rega, forre o fundo de cada vaso com um pedaço de manta de drenagem (ex. bidim), também facilmente encontrada no mercado. Evite usar pedras ou cascalhos para não deixar o conjunto muito pesado.

3. Espalhe algumas sementes por cima e cubra com uma fina camada da mistura. Guarde as sementes restantes no próprio envelope, bem fechado.

4. Regue suavemente com um borrifador ou regador de crivo fino. Se colocar água demias, espere escorrer e encaixe os vasos no suporte.

 Após a brotação, se houver muitas mudinhas, faça um desbaste, ou seja, retire algumas delas (as mais fracas) para que haja espaço para as outras se desenvolverem fortes e saudáveis.

* O ciclo de cada tempero varia (observe detalhes no verso das embalagens das sementes), mas, basicamente, coincide com o tempo necessário para o tradicional cultivo em hortas e canteiros.

* A irrigação segue a regra básica: molhe as plantas diariamente, no início do dia ou no final da tarde. Importante: Procure não colocar muita água, para não deixar o vaso encharcado e correr o risco de surgir doenças e/ou pragas em suas plantas.

Conheça algumas ervas que compõem sua Mini Horta e seus benefícios:

Orégano (Origanum vulgare L.):  estimulante das funções gástricas e biliares e emenagogo. Usa-se as folhas e flores dessecadas em infusões e decocção.

Cebolinha Verde (Allium fistulosum):  tem vitaminas A e C, cálcio, fósforo.

Salsa Crespa (Petroselinum crispum): Seu consumo é indicado por ser muito rica em vitamina A e ferro.

Coentro Português (Coriandrum sativum): o chá das folhas é indicado para o tratamento de dores estomacais e para alivar gases.

Manjericão Vermelho Rubi (Ocimum basilicum): erva digestiva, também é usada contra mau-hálito, inflamações na boca e garganta. A infusão é estimulante contra o cansaço e alivia problemas gastro-intestinais.

Além dos benefícios para o organismo, o legal das hortinhas é o prazer em cultivar um alimento e colher, tudo fresquinho, para sua própria refeição..que delícia!!!



terça-feira, 2 de abril de 2013

O CONSUMO DOS REFRIGERANTES FAVORECE A OSTEOPOROSE,AUMENTO DA GLICEMIA E OBESIDADE!!!


O consumo excessivo de refrigerantes pela população vem aumentando bruscamente com o passar dos anos. Recentemente, em alguns países da Europa e nos Estados Unidos foram criadas campanhas governamentais para instruir a população à redução do consumo indiscriminado desta bebida. Mas porque esta preocupação?
O refrigerante é rico em açúcar, sendo que sua “garrafinha” de 600ml contem cerca de 60g ou 4 colheres de sopa de açúcar, que conferem o valor calórico médio de 250 calorias. O seu alto consumo, independente da idade, é apontado como um dos principais responsáveis pela obesidade da população, uma epidemia mundial também presente no Brasil, que pode levar ao desenvolvimento de diversas doenças, entre elas a hipertensão arterial e a diabetes tipo 2.
Além do açúcar, o refrigerante, mesmo quando “light ou zero” (sem açúcar), também pode oferecer ao organismo outras substancias nada desejáveis, como o sódio e aditivos alimentares, entre eles corantes, conservantes, acidulantes e edulcorantes (adoçantes artificiais). Entre os seus aditivos, pesquisas sugerem que o ácido fosfórico pode levar a uma perda do cálcio presente na massa óssea e favorecer a osteoporose.
E então você se pergunta: quais nutrientes o refrigerante pode me oferecer para que possa valer a pena o seu consumo? A resposta é: nenhum. Com ou sem açúcar, o refrigerante não oferece ao organismo qualquer outro nutriente além da glicose. Isto mesmo, ao ingeri-lo você não consome qualquer tipo de vitamina, mineral, proteína, fibras, entre outras substâncias benéficas ao organismo.
Portanto, para quem consome esta bebida diariamente ou com muita frequência deve repensar este hábito. As rotinas alimentares incorretas podem ser modificadas no decorrer da vida e nunca é tarde para corrigi-las e favorecer uma saúde exemplar! Aos poucos, substitua o refrigerante por nossa principal fonte de hidratação, a água, que também pode ser consumida na forma de chás naturais (quentes ou gelados) ou aromatizada naturalmente com ervas ou frutas. Outra opção são os sucos de frutas naturais, que podem lhe oferecer vitaminas, minerais, fibras, substâncias antioxidantes, entre outros nutrientes pelos quais o seu corpo lhe agradecerá por receber.


segunda-feira, 1 de abril de 2013

ESTÁ ESTRESSADO?COMA ABACATE!!!


O fruto do abacateiro é rico em gorduras responsáveis pelo aumento do HDL (chamado por muitos de "bom colesterol"). Ele é rico em vitaminas do complexo B, vitamina E e magnésio.  Seus poderes especiais muito se devem ao beta-sitosterol, glutationa e ácido oléico que possui funções benéficas tanto para a normalização do colesterol, como funções poderosas por ser antioxidante (combate aos radicais livres), anticancerígeno, antiviral e antifúngico.Também é benéfico para doenças reumáticas e articulares.
Por ser rico em beta-sitosterol (uma substância que age como um anti-inflamatório natural), tem função antioxidante e combate o envelhecimento precoce, e ainda reduz os níveis de glicose e cortisol (hormônio do stress).Modulando o cortisol seu organismo tende a ficar mais equilibrado.
   O abacate age na modulação do sistema imune, tem ação antiinflamatória, é bom para a recuperação muscular após atividades físicas e também age contra lesões. Além disso possui ação na regulação de hormônios devido aos fitoesteróis que possui. Um exemplo desta ação, é o bloqueio da conversão da testosterona em DHT (Dihidrotestosterona - metabólito biologicamente ativo do hormônio testosterona)Pessoas que possuem elevação no DHT possuem sintomas como aumento de acne, queda de cabelo e crescimento de pelos, por exemplo. 
Uma porção de abacate  para consumo diário é de 2 colheres de sopa por dia (como 1 porção de fruta), mas a indicação depende muito da pessoa, se o consumo de gorduras já é alto e se a alimentação já é muito calórica. O abacate vai bem no liquidificador com suco de laranja ou com limão, ou ainda servido como guacamole (creme salgado que serve para acompanhar pães integrais). Se misturado com cacau em pó, um fio de mel  ou 1 colher (chá) de açúcar cristal e semente de chia, pode resultar em uma mousse bem gostosa!
Mas vale a pena lembrar que por conta de seu alto teor de gordura o abacate deve ser consumido com cautela, evitando exageros.