Os temperinhos naturais são excelentes para saúde e contribuem para a diminuição do sal nos preparos dos alimentos,além de conferir sabor inigualável.
Que tal montarmos uma mini-horta em casa mesmo ou em apartamento?
É possível cultivar as ervas em qualquer cantinho do quintal, na varanda, numa sacada, na sala, na cozinha e até na área de serviço! A única exigência é que o local escolhido receba pelo menos de 3 a 4 horas de sol por dia.
E se você tem mais espaço, pode organizar vários kits, aumentando a quantidade de plantas.
O suporte plástico organiza os vasos, facilita as regas e o transporte dos vasos. O conjunto com 1 suporte e 8 vasos é bem leve e delicado.
A Mini Horta contém:
01 suporte plástico para os vasos
08 vasos plásticos nº1 na cor verde
08 envelopes de sementes (01 manjericão, 01 cebolinha verde, 01 aneto, 01 orégano, 01 manjericão vermelho rubi, 01 coentro português, 01 salsa lisa e 01 salsa crespa)
01 folheto explicativo
Veja como é fácil plantar:
1. Prepare uma mistura (substrato) juntando em partes iguais:
* 1 parte de terra vegetal
* 1 parte de composto orgânico (húmus de minhoca)
* 1 parte de areia
Se preferir, utilize uma mistura pronta, facilmente encontrada no mercado (ex. Biomix)
2. Coloque a mistura de solo em cada vasinho, sem encher demais e sem apertar. Antes de colocar a mistura, se desejar facilitar a drenagem na hora da rega, forre o fundo de cada vaso com um pedaço de manta de drenagem (ex. bidim), também facilmente encontrada no mercado. Evite usar pedras ou cascalhos para não deixar o conjunto muito pesado.
3. Espalhe algumas sementes por cima e cubra com uma fina camada da mistura. Guarde as sementes restantes no próprio envelope, bem fechado.
4. Regue suavemente com um borrifador ou regador de crivo fino. Se colocar água demias, espere escorrer e encaixe os vasos no suporte.
Após a brotação, se houver muitas mudinhas, faça um desbaste, ou seja, retire algumas delas (as mais fracas) para que haja espaço para as outras se desenvolverem fortes e saudáveis.
* O ciclo de cada tempero varia (observe detalhes no verso das embalagens das sementes), mas, basicamente, coincide com o tempo necessário para o tradicional cultivo em hortas e canteiros.
* A irrigação segue a regra básica: molhe as plantas diariamente, no início do dia ou no final da tarde. Importante: Procure não colocar muita água, para não deixar o vaso encharcado e correr o risco de surgir doenças e/ou pragas em suas plantas.
Conheça algumas ervas que compõem sua Mini Horta e seus benefícios:
Orégano (Origanum vulgare L.): estimulante das funções gástricas e biliares e emenagogo. Usa-se as folhas e flores dessecadas em infusões e decocção.
Cebolinha Verde (Allium fistulosum): tem vitaminas A e C, cálcio, fósforo.
Salsa Crespa (Petroselinum crispum): Seu consumo é indicado por ser muito rica em vitamina A e ferro.
Coentro Português (Coriandrum sativum): o chá das folhas é indicado para o tratamento de dores estomacais e para alivar gases.
Manjericão Vermelho Rubi (Ocimum basilicum): erva digestiva, também é usada contra mau-hálito, inflamações na boca e garganta. A infusão é estimulante contra o cansaço e alivia problemas gastro-intestinais.
Além dos benefícios para o organismo, o legal das hortinhas é o prazer em cultivar um alimento e colher, tudo fresquinho, para sua própria refeição..que delícia!!!